segunda-feira, 7 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - José Santos

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU
Secretaria Municipal de Educação
Travessa Clotildes Silveira Santos, 34 Centro. Tel.: (0*77) 3446-8502
CEP-46130.000 - Aracatu-Bahia Email:seceduaracatu@gmail.com


                                                       SEQUÊNCIA DIDÁTICA

                                                  TÍTULO: A BARATA
Sequência realizada com os alunos da Escola Municipal Francisco Alves Pereira, Povoado do Morro de Souza,  Aracatu –BA.
TURMA: MULTISSERIADA  - 1º e 2º anos
PROFESSOR: JOSÉ SANTOS
TEMPO PROVÁVEL:  1 semana                       DATA DO INÍCIO: 23/09    TÉRMINO: 27/09
  ORIENTADORA DE ESTUDO: Clebiane Teixeira de Carvalho                          

OBJETIVO:
·         A  sequência elaborada tem como meta desenvolver nos alunos ainda mais os direitos de aprendizagem relacionados aos diferentes conteúdos aplicados, bem como reconhecer os diferentes gêneros textuais e criar autonomia nas resoluções de atividades.

DISCIPLINAS:
·         LINGUA PORTUGUESA: ( História, texto informativo, anúncio, letras, sílabas, palavras, frases e rimas)
·         MATEMÁTICA: ( Raciocínio lógico, gráficos, tabelas)
·         CIÊNCIAS: (características dos animais – baratas, onde vivem, alimentação)

DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Apropriação do sistema de escrita alfabética.
·         Conhecer a ordem alfabética;
·         Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·         Localizar palavras em textos conhecidos;
·         Reconhecer diferentes tipos de letras.

Leitura

·         Compreender textos lidos por diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·         Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
·         Comparar os diversos textos;
·         Estabelecer relações de intertextualidade.

           Produção de textos escritos.
·         Planejar a escrita de textos, considerando o contexto de produção;
·         Produzir textos de diferentes  gêneros, atendendo a diversas finalidades.
·         Produzir textos com autonomia.

Oralidade.
·         Interações em sala de aula, questionando, sugerindo e argumentando.
·         Ler textos de diferentes gêneros.

Analise linguística: discursividade e normatividade
·         Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção


DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Números e Operações
·         Associar a denominação do domínio a sua respectiva representação simbólica;
·         Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias, bem como usar o cálculo  mental.
Tratamento de informação
·         Ler, transpor e interpretar informações em  diversas situações e diferentes configurações ( tabela e gráfico) construir gráfico e tabela a partir de uma informação contextualizada.
Incentivo

·         Passar uma caixa surpresa e perguntar o que acham que tem nela...
·         Dando algumas pistas.
·         Caso ninguém acerte fazer o jogo da forca no quadro para ajudar a descobrir o que tem na caixa ( barata confeccionada )

Desenvolvimento

v  Após aberta a caixa deixar os alunos observar a baratinha

·         Cor
·         Tamanho
·         Textura
·         Descrições
·         Características
·         Diminutivo

v  No cartaz ou no quadro indagar as crianças

O que já sabemos sobre as baratas?
·         É preta?
·         Ela come restos de alimentos?
·         Ela é nojenta?
O que queremos saber sobre as  baratas?
·         Quanto tempo vive uma barata?
·         A barata transmite doenças?
·         O que fazer com as baratas em casa?

v  Escolher um nome para a barata de forma coletiva e escrever numa ficha e colar no quadro.




LEITURA DELEITE

MÚSICA :  A BARATA DIZ QUE TEM ...

v  Dividir a turma em grupos para cantar a música
v  Investigar detalhes da música

·         O que tem a barata?
·         Ela está mentindo?
·         Onde dorme a barata?

v  Apresentar o cartaz com a musica escrita

·         Distribuir fichas com algumas palavras da musica
·         Contar as palavras
·         Identificar o início e o fim da musica
·         Identificar as rimas.
v  Mostrar o texto informativo sobre as baratas ( cartaz)

·         Investigar com as crianças o assunto do texto e se os dois textos tem o mesmo assunto.
·         Função de gênero textual ( para que serve o texto das curiosidades e para que serve o da musica)
·         Identificar  palavras iguais nos textos.
v  Depois de explorar bastante a musica e o texto informativo da barata, distribuir as atividades aos grupos.

GRUPO 1
Formar palavras com as sílabas do envelope;

GRUPO 2
Encontrar rimas

GRUPO 3
Organizar palavras em ordem alfabética

GRUPO 4
Montar a música da barata separando as palavras e construindo frases.

v  Brincadeira coletiva
Distribuir palavras no chão, alunos e professor em círculo.
... lá vem o caminhão carregado de palavras que
... lá vem o caminhão carregado de palavras que
... lá vem o caminhão carregado de palavras com
Começa com a letra “ B”
Termina com a letra “A”
Três sílabas.
v  Bingo de palavras com diferentes tipos de letras.
v  Registro das palavras, separação de silabas, construção de frases.
v  Questionamento: Você tem medo de barata?
          Montar um gráfico com os resultados
v  Circuito de psicomotricidade ( atividades dependentes)
·         Colocar no chão os números de 0 a 9 e escolher dois alunos  para brincarem, fazer par ou ímpar para ver quem vai iniciar.
·         Cada um ganha um envelope, retirar a situação-problema, lê para o aluno e se acertar irá   no numeral  correto.
·         Acompanhar as tarefas da trilha.
v  Relembrar o nome da barata ( escolhida pela turma ). Imaginaremos que a barata sumiu, ela desapareceu...
·         Propor a criação de anúncios para procurar a barata, explorar o gênero anúncio a função e estruturação textual.

1º Ano ( professor escriba , texto coletivo)
2º Ano ( o aluno cria o seu texto)
v  Fazer a dobradura da baratinha
v  Pedir para que cada aluno pense num outro nome para sua baratinha.

AVALIAÇÃO


SERÁ  PROCESSUAL  DE  ACORDO A TODAS  ATIVIDADES PROPOSTAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário