segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO - Vívian


PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU
Secretaria Municipal de Educação
Travessa Clotildes Silveira Santos, 34 Centro. Tel.: (0*77) 3446-8502
CEP-46130.000 - Aracatu-Bahia Email:seceduaracatu@gmail.com
 


Relato de como fui alfabetizada


Comecei a estudar com a idade de 05 anos, na escola Papi, com a professora Mônica. a atividade do pré-escolar que me marcou foi uma que trabalhava a coordenação motora e as cores: brinquedos de encaixe plástico. Com 07 anos de idade fui para a 1ª série primária na escola Deputado Aloísio Short, onde fiz 1ª,2ª e 3ª séries. O método utilizado era o tradicional silabário ou silabação (beabá). Utilizava-se a cartilha e todos os dias era feita a leitura em sala e o dever de casa muitas vezes era fazer o treino da leitura. Eu treinava, decorava e repetia ao professor. Depois vieram os livros didáticos. Os textos que mais me chamaram a atenção foram: Doroteia a centopeia, os ursinhos e canário amarelo. Eu amava quando o governo mandava para os alunos: caderno, lápis, borracha e régua. As carteiras eram duplas e sentava-se de dois em dois. Nas outras séries era cadeira e mesa e eram organizadas em fileiras. Quando aprendi as letras eu fazia textos com todas as letras emendadas umas as outras como se fossem uma palavra só. Escrevia sem saber, mas sabia o que queria escrever. Brincava de escolhinha em casa e fingia ser a professora, tinha até caderneta com os nomes criados por mim, para fazer a chamada. Aqui está um pequeno relato de lembrança de alfabetização.




 PROFESSORA ALFABETIZADORA:  VÍVIAN LIMA CORREIA SILVA

ORIENTADORA DE ESTUDO: CLEBIANE TEIXEIRA DE CARVALHO





Nenhum comentário:

Postar um comentário