segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MEMÓRIA DE ALFABETIZAÇÃO - Audiene

 MEMORIAL: MEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Relembrar o meu processo de aquisição da leitura e da escrita é reviver um momento significativo da minha infância, pois foi muito prazeroso para mim o primeiro contato com as letras.
Fui matriculada em uma escola perto de casa e comecei pelo ABC. Com ele aprendi as letras do alfabeto (maiúsculas e minúsculas) e comecei a escrever meu nome e algumas outras palavrinhas. No ano seguinte iniciei estudando a cartilha, o que hoje é a alfabetização. Aprendi a ler e escrever, que hoje compreendo que sabia apenas decodificar e escrever os símbolos.
Fui alfabetizada mesmo na 1ª série, com o professor Antônio, um professor muito severo. Com ele, também “aprendi” a tabuada, o que hoje considero decoreba. No ano seguinte já estava na 2ª série e minha professora era Luciana, uma excelente professora, que mesmo trabalhando com método tradicional ela respeitava a individualidade de cada aluno e buscava conhecer a historia de vida de cada um de nós e nos orientava nem só no tocante a conteúdos escolares, mas para a vida dentro e fora da escola.
Não tive nenhuma dificuldade com meu processo de alfabetização e era uma das melhores alunas da turma, sempre gostei muito de ler e de estudar.
Nos meus primeiros anos de escola ouvia muitos contos como branca de neve e os sete anões, chapeuzinho vermelho, Maria e João e outros. Sentia muito prazer em ouvir ler e por isso me envolvia completamente ficando horas e horas lendo, vivenciando aquelas historias.
Lembro carinhosamente de livros que li nas primeiras séries do ensino fundamental como Marcelo, Marmelo e Martelo, entre outros.
Essas leituras foram tão marcantes em minha vida que no momento consigo lembrar de passagens dessas obras lidas.
Diante do exposto comecei a perceber que quem lia tinha a oportunidade de conhecer lugares e personagens fantásticos e diferentes. Nessas leituras encontrei lições de vida muitas vezes inesquecíveis.
Hoje sou uma professora e tenho outro método de ensino, mas não discordo totalmente do método tradicional. Pois foi com ele que eu aprendi e acho que algumas coisas ainda podem ajudar bastante como, por exemplo, iniciar com o aluno do pré o conhecimento das vogais, em seguida o alfabeto maiúsculo, minúsculo, iniciando assim a leitura de algumas palavras através das sílabas.

Esse é meu relato de memória sobre a minha alfabetização. Um abraço!
Professora: Audiene Fernandes da Costa Rocha
Orientadora de Estudo : Clebiane Teixeira de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário