segunda-feira, 7 de outubro de 2013

RELATOS DE EXPERIENCIAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU
Secretaria Municipal de Educação
Travessa Clotildes Silveira Santos, 34 Centro. Tel.: (0*77) 3446-8502
CEP-46130.000 - Aracatu-Bahia Email:seceduaracatu@gmail.com


Relatório de experiência
Ludicidade em sala de aula

PROFESSOR: José da silva Portugal
Desenvolvidos: Com alunos do pré ao 5º na escola; João Alves Almeida, serra dos Alves município de Aracatu  Bahia
Data: 31/08/2013
Orientadora: Clebiane Teixeira


O Agradável e o Útil

É em sala de aula que o professor vê como é fértil a imaginação dos alunos, e como o mesmo pode usufruir daquilo que é agradável ao aluno,no campo da ludicidade ,das brincadeiras ,fazendo com que os alunos adentrem em um terreno mais racional e lógico sem no entanto perder a magia daquilo que é saudável e pertinente a todos nós a ludicidade .
Desenvolvendo meu trabalho em sala multisseriada e fica difícil ou impossível trabalhar com series e assuntos fatiados, em uma brincadeira de roda, onde se cantava ‘roda, pião, bambeia, pião ‘do livro pacto estadual, certo aluno indagou o porquê da roda pião, bambeia pião, tive que explicar detalhe sobre o pião, sua funcionalidade e também sua ludicidade, até ai tudo bem!
A partir do dia seguinte, vários alunos apareceram com vários piões, uns de tampinhas de detergentes, frascos de novalgina, ou dipirona, fizeram uma limpeza ecológica nos monturos das casas dos moradores da região, cada qual queria aparecer com o melhor pião que rodasse mais, uma verdadeira coleção de piões. Ao estar escrevendo no quadro negro,alguns alunos aproveitavam e corria a rodar os piões ,tinha que interferir para que não atrapalhasse o planejamento da aula. A situação estava ficando quase insustentável, li alguns matérias e tive idéia de usar o agradável ao útil convidei os mesmos que no próximo sábado letivo 31/08, todos trouxessem os piões e que iríamos fazer um campeonato de piões, todos teriam que rodar um pião do seu interesse e enquanto o mesmo tivesse girando em torno do seu eixo (fiz aqui comparação com o movimento de rotação da terra), eles iriam cortando, aquilo que chegasse a um numera maior seria o campeão, e dentro disso os cincos primeiros colocados ganhariam um pequeno prêmio, Lápis, borracha ou até pirulito.
No dia da competição, usei dessa ludicidade acrescentando á aula de matemática, e observei o interesse e o empenho em contar números, fiquei surpreso em ver que os alunos, contavam com tanta rapidez e tendo a preocupação de errar o menos possível quando isso acontecia dava-lhes a chance de retornar outra vez.
Por fim a aula me fluiu interesse dos homens com os números aumentaram observo que eles já conseguem fazer suas próprias competições, usando regras e normas por eles propostas, aumentar entre eles o interesse sociável, a procura de piões e a vantagem ecológica, a maior desenvoltura na fala e em conhecer os números etc.
Portanto de uma simples brincadeira de roda, surge uma indagação, nasce uma brincadeira e desenvolve uma ludicidade aliada ao pensamento critico e reflexivo, e observa se que podemos usar do útil ao agradável, e vice-versa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário