terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sequência Didática - Ditado Doce

Escola Municipal Professora Madalena Silveira Maia    
Professora: Carla Mislei Lima da Silva     
Período: 11 de setembro de 2013               Série: Multisseriado
Orientadora de Estudos: Vívian de Souza Lima Correia

Sequência Didática

Objetivos:
·         Reconhecer a fábula como gênero, identificar os elementos desse tipo de texto.
·         Interagir por meio de brincadeira atividades relacionadas ao texto.
·         Refletir sobre a moral e a ética no convívio social
·         Verificar a escrita

Conteúdos:
·         Ditado doce do texto: A abelha chocolateira.

Direitos de aprendizagem

·    Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V)

Procedimentos:
·      Primeiro li o texto A abelha Chocolateira.
·      Conversamos sobre o texto Qual o título do texto? O que são fábulas? Quais as características das fábulas? Por que os personagens são animais....Quais os ensinamentos que esse texto nos traz?
·      No quadro, escrevi a palavra ABELHA, falamos o nome de cada letrinha e a seguir os alunos disseram coisas que começam com aquelas letras.
·      Fizemos fixação dos fonemas outras palavras do texto de acordo com os sons e sílabas que véu estava trabalhando.
·      Colei uma palavrinha em cada pirulito. Coloquei os pirulitos sobre a mesa.
·       Comecei o ditado solicitando que cada aluno, um por vez fosse até a mesa e pegasse um pirulito e fizesse a leitura da palavra colado no mesmo para a turma. O professor pode auxiliar quem estiver com dificuldades para ler, a fim de que não fique constrangido a frente da turma.
·      Em seguida, todos anotam a palavra lida.
·      Passa-se para outro aluno e assim sucessivamente, até que todos tenham lido e estejam com o seu pirulito. 
·      É uma forma de tornar a escrita de palavras prazerosa, ao invés do ditado igual e simples de todos os dias, tornar esse momento mais agradável. Abaixo, a foto do aluno lendo a palavrinha para a turma:

 Recursos:
·         Texto: A abelha Chocolateira de Katia Canton



 Avaliação:

·         A avaliação será contínua, observando o interesse e a participação nas atividades propostas.














Nenhum comentário:

Postar um comentário