terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto Didático

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU
Secretaria Municipal de Educação
Travessa Clotildes Silveira Santos, 34 Centro. Tel.: (0*77) 3446-8502

CEP-46130.000 - Aracatu-Bahia Email:seceduc@gmail.com

Escola Municipal Eliziário Costa
Localidade: Fazenda Milagre – Município de Aracatu
Professora: Cleitiane Rocha Santos
Turma: Classe Multisseriada – Pré ao 5º ano
Orientadora de Estudo: Maria Margarete Silva Silveira Aguiar

Projeto Didático
Atividades Permanentes
·         Oração da manhã;
·         Acolhida;
·         Trabalhar com o cartaz “Hoje Somos”;
·         Chamada;
·         Correção da tarefa de casa.
Tempo provável: uma semana
Áreas do conhecimento:
         ·            Língua Portuguesa (contação de historias, texto informativo, letras, silabas, palavras e frases).
         ·            Matemática (adição, subtração, problemas envolvendo as quatro operações,).
         ·            Ciências: exploração da natureza (borboletas).
         ·            Artes (musicas, dança, pintura, colagem, desenho, teatro)

Direitos de Aprendizagem contemplados:
         ·            Língua Portuguesa
*  Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
*        Revisar coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes;
*     Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.

         ·            Matemática
*        Resolver e elaborar problemas com significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposição numérica e palavras.
         ·             
         ·            Artes
*        Vivenciar experiências educativas nas linguagens da dança, teatro, artes visuais e musica.

Objetivo:
·         Despertar no aluno o gosto pela leitura espontânea.
·         Ler e interpretar textos;
·         Identificar semelhanças sonoras em silabas iniciais;
·         Localizar palavras em textos conhecidos;
·         Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·      Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades utilizando estratégias próprias;

Estratégias:
         ·            Leitura oral do livro;
         ·            Dramatização da historia;
         ·            Formar grupos e pedir que crie uma estratégia para ler o texto
         ·            Apresentar a leitura do texto para a classe
         ·      Apresentar aos alunos alguns panfletos que apresente as borboletas e solicitar que indiquem as conhecidas por eles. (Mostrar as gravuras e as fotos);
         ·            Solicitar que traga para a classe os livros, gravuras e as fotos que encontrar em casa.

Desenvolvimento
Construindo uma borboleta (pegar uma folha de papel, dobrar ao meio). Desenhe sobre ela o numero três, como no desenho ao lado: recorte o papel, mantendo o papel dobrado. Complete a composição desenhando a cabeça e as antenas da borboleta. Criar a vegetação, o chão e o céu.
1)Após a borboleta construída explorar:
De que é feito;
Tamanho;
Textura;
Descrições;
Características;
2)No cartaz ou no quadro, indagar as crianças:
*        O que já sabemos sobre as borboletas?
*        O que queremos saber sobre as borboletas?
3)Escolher um nome para a borboleta.
4)Trabalhar a musica: As borboletas
5)Dividir a turma em grupo (cantar a musica)
6)Apresentar o cartaz com a musica escrita;
7)Distribuir fichas com as palavras das musicas;
8)Contar as palavras;
9)Identificar as palavras do inicio e do final da musica;
10)Depois de explorar a música e o texto informativo distribuir as atividades em grupo
*        Formar palavras com as silabas,
*        Preencher os diagramas,
*        Montar a musica separando as palavras e reconstruindo frases;
*        Registro das palavras, separação de silabas e construção de frases;
*        Atividade xerocada.

Avaliação:
A avaliação será através de todas as atividades, observando atentamente cada aluno quanto ao conhecimento de:
*        Letras, silabas, palavras e frases;
*        Raciocínio lógico;
*        Leitura e escrita;
*        Organização de ideias, contar e recontar oralmente a historia.

Recursos:
         ·            Livros de historia;
         ·            Textos;
         ·            Cartazes;
         ·            Hidrocor, lápis de cor, cola, papel metro, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário