PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU
Secretaria Municipal de Educação
Travessa Clotildes Silveira Santos, 34 Centro. Tel.:
(0*77) 3446-8502
CEP-46130.000 - Aracatu-Bahia
Email:seceduaracatu@gmail.com
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TÍTULO: A BARATA
Sequência realizada com os alunos da Escola Municipal Francisco Alves
Pereira, Povoado do Morro de Souza,
Aracatu –BA.
TURMA: MULTISSERIADA - 1º e 2º
anos
PROFESSOR: JOSÉ SANTOS
TEMPO PROVÁVEL: 1 semana DATA DO INÍCIO: 23/09 TÉRMINO: 27/09
ORIENTADORA DE ESTUDO: Clebiane
Teixeira de Carvalho
OBJETIVO:
·
A
sequência elaborada tem como meta desenvolver nos alunos ainda mais os
direitos de aprendizagem relacionados aos diferentes conteúdos aplicados, bem
como reconhecer os diferentes gêneros textuais e criar autonomia nas resoluções
de atividades.
DISCIPLINAS:
·
LINGUA PORTUGUESA: ( História, texto
informativo, anúncio, letras, sílabas, palavras, frases e rimas)
·
MATEMÁTICA: ( Raciocínio lógico, gráficos,
tabelas)
·
CIÊNCIAS: (características dos animais –
baratas, onde vivem, alimentação)
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Apropriação
do sistema de escrita alfabética.
·
Conhecer a ordem alfabética;
·
Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em
rimas;
·
Localizar palavras em textos conhecidos;
·
Reconhecer diferentes tipos de letras.
Leitura
·
Compreender textos lidos por diferentes gêneros
e com diferentes propósitos;
·
Antecipar sentidos e ativar conhecimentos
prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
·
Comparar os diversos textos;
·
Estabelecer relações de intertextualidade.
Produção de textos escritos.
·
Planejar a escrita de textos, considerando o
contexto de produção;
·
Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diversas finalidades.
·
Produzir textos com autonomia.
Oralidade.
·
Interações em sala de aula, questionando,
sugerindo e argumentando.
·
Ler textos de diferentes gêneros.
Analise linguística:
discursividade e normatividade
·
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de
produção
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Números e Operações
·
Associar a denominação do domínio a sua
respectiva representação simbólica;
·
Resolver e elaborar problemas com os
significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades,
utilizando estratégias próprias, bem como usar o cálculo mental.
Tratamento de
informação
·
Ler, transpor e interpretar informações em diversas situações e diferentes configurações
( tabela e gráfico) construir gráfico e tabela a partir de uma informação
contextualizada.
Incentivo
·
Passar uma caixa surpresa e perguntar o que
acham que tem nela...
·
Dando algumas pistas.
·
Caso ninguém acerte fazer o jogo da forca no
quadro para ajudar a descobrir o que tem na caixa ( barata confeccionada )
Desenvolvimento
v
Após aberta a caixa deixar os alunos observar a
baratinha
·
Cor
·
Tamanho
·
Textura
·
Descrições
·
Características
·
Diminutivo
v
No cartaz ou no quadro indagar as crianças
O que já sabemos sobre as baratas?
·
É preta?
·
Ela come restos de alimentos?
·
Ela é nojenta?
O que queremos saber sobre as baratas?
·
Quanto tempo vive uma barata?
·
A barata transmite doenças?
·
O que fazer com as baratas em casa?
v
Escolher um nome para a barata de forma coletiva
e escrever numa ficha e colar no quadro.
LEITURA
DELEITE
MÚSICA
: A BARATA DIZ QUE TEM ...
v
Dividir a
turma em grupos para cantar a música
v
Investigar
detalhes da música
·
O que tem a barata?
·
Ela está mentindo?
·
Onde dorme a barata?
v
Apresentar
o cartaz com a musica escrita
·
Distribuir fichas com algumas palavras da musica
·
Contar as palavras
·
Identificar o início e o fim da musica
·
Identificar as rimas.
v
Mostrar o
texto informativo sobre as baratas ( cartaz)
·
Investigar com as crianças o assunto do texto e
se os dois textos tem o mesmo assunto.
·
Função de gênero textual ( para que serve o
texto das curiosidades e para que serve o da musica)
·
Identificar
palavras iguais nos textos.
v
Depois de
explorar bastante a musica e o texto informativo da barata, distribuir as
atividades aos grupos.
GRUPO 1
Formar palavras com as sílabas do envelope;
GRUPO 2
Encontrar rimas
GRUPO 3
Organizar palavras em ordem alfabética
GRUPO 4
Montar a música da barata separando as palavras e
construindo frases.
v
Brincadeira
coletiva
Distribuir palavras no chão, alunos e professor em círculo.
... lá vem o caminhão carregado de palavras que
... lá vem o caminhão carregado de palavras que
... lá vem o caminhão carregado de palavras com
Começa com a letra “ B”
Termina com a letra “A”
Três sílabas.
v
Bingo de
palavras com diferentes tipos de letras.
v
Registro
das palavras, separação de silabas, construção de frases.
v
Questionamento:
Você tem medo de barata?
Montar um
gráfico com os resultados
v
Circuito
de psicomotricidade ( atividades dependentes)
·
Colocar no chão os números de 0 a 9 e escolher
dois alunos para brincarem, fazer par ou
ímpar para ver quem vai iniciar.
·
Cada um ganha um envelope, retirar a
situação-problema, lê para o aluno e se acertar irá no numeral
correto.
·
Acompanhar as tarefas da trilha.
v
Relembrar
o nome da barata ( escolhida pela turma ). Imaginaremos que a barata sumiu, ela
desapareceu...
·
Propor a criação de anúncios para procurar a
barata, explorar o gênero anúncio a função e estruturação textual.
1º Ano ( professor escriba , texto coletivo)
2º Ano ( o aluno cria o seu texto)
v
Fazer a
dobradura da baratinha
v
Pedir
para que cada aluno pense num outro nome para sua baratinha.
AVALIAÇÃO
SERÁ PROCESSUAL
DE ACORDO A TODAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário