PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU
Secretaria Municipal de Educação
Travessa Clotildes Silveira Santos, 34 Centro. Tel.:
(0*77) 3446-8502
CEP-46130.000 - Aracatu-Bahia
Email:seceduaracatu@gmail.com
Relatório de experiência
Ludicidade em sala de aula
PROFESSOR: José da silva Portugal
Desenvolvidos: Com alunos do pré
ao 5º
na escola; João Alves Almeida, serra dos Alves município de Aracatu Bahia
Data: 31/08/2013
Orientadora: Clebiane Teixeira
O
Agradável e o Útil
É em sala de aula que o
professor vê como é fértil a imaginação dos alunos, e como o mesmo pode
usufruir daquilo que é agradável ao aluno,no campo da ludicidade ,das
brincadeiras ,fazendo com que os alunos adentrem em um terreno mais racional e
lógico sem no entanto perder a magia daquilo que é saudável e pertinente a
todos nós a ludicidade .
Desenvolvendo meu trabalho em sala multisseriada e
fica difícil ou impossível trabalhar com series e assuntos fatiados, em uma
brincadeira de roda, onde se cantava ‘roda, pião, bambeia, pião ‘do livro pacto
estadual, certo aluno indagou o porquê da roda pião, bambeia pião, tive que
explicar detalhe sobre o pião, sua funcionalidade e também sua ludicidade, até
ai tudo bem!
A partir do dia seguinte, vários alunos apareceram
com vários piões, uns de tampinhas de detergentes, frascos de novalgina, ou dipirona,
fizeram uma limpeza ecológica nos monturos das casas dos moradores da região, cada
qual queria aparecer com o melhor pião que rodasse mais, uma verdadeira coleção
de piões. Ao estar escrevendo no quadro negro,alguns alunos aproveitavam e
corria a rodar os piões ,tinha que interferir para que não atrapalhasse o
planejamento da aula. A situação estava ficando quase insustentável, li alguns
matérias e tive idéia de usar o agradável ao útil convidei os mesmos que no
próximo sábado letivo 31/08, todos trouxessem os piões e que iríamos fazer um
campeonato de piões, todos teriam que rodar um pião do seu interesse e enquanto
o mesmo tivesse girando em torno do seu eixo (fiz aqui comparação com o
movimento de rotação da terra), eles iriam cortando, aquilo que chegasse a um numera
maior seria o campeão, e dentro disso os cincos primeiros colocados ganhariam
um pequeno prêmio, Lápis, borracha ou até pirulito.
No dia da competição, usei dessa ludicidade acrescentando
á aula de matemática, e observei o interesse e o empenho em contar números,
fiquei surpreso em ver que os alunos, contavam com tanta rapidez e tendo a
preocupação de errar o menos possível quando isso acontecia dava-lhes a chance
de retornar outra vez.
Por fim a aula me fluiu interesse dos homens com os
números aumentaram observo que eles já conseguem fazer suas próprias competições,
usando regras e normas por eles propostas, aumentar entre eles o interesse sociável,
a procura de piões e a vantagem ecológica, a maior desenvoltura na fala e em
conhecer os números etc.
Portanto de uma simples brincadeira de roda, surge
uma indagação, nasce uma brincadeira e desenvolve uma ludicidade aliada ao
pensamento critico e reflexivo, e observa se que podemos usar do útil ao
agradável, e vice-versa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário