PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU
Secretaria
Municipal de Educação
Travessa
Clotildes Silveira Santos, 34 Centro. Tel.: (0*77) 3446-8502
CEP-46130.000 -
Aracatu-Bahia Email:seceduc@gmail.com
Escola Municipal Eliziário Costa
Localidade: Fazenda Milagre – Município de Aracatu
Professora: Cleitiane Rocha Santos
Turma: Classe Multisseriada – Pré ao 5º ano
Orientadora de Estudo: Maria Margarete Silva Silveira Aguiar
Projeto Didático
Atividades Permanentes
·
Oração da manhã;
·
Acolhida;
·
Trabalhar com o cartaz “Hoje Somos”;
·
Chamada;
·
Correção da tarefa de casa.
Tempo provável: uma semana
Áreas do conhecimento:
·
Língua Portuguesa (contação de historias, texto
informativo, letras, silabas, palavras e frases).
·
Matemática (adição, subtração, problemas
envolvendo as quatro operações,).
·
Ciências: exploração da natureza (borboletas).
·
Artes (musicas, dança, pintura, colagem,
desenho, teatro)
Direitos de Aprendizagem contemplados:
·
Língua Portuguesa
* Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes
gêneros e com diferentes propósitos;
*
Revisar coletivamente os textos durante o
processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já
escritas e planejando os trechos seguintes;
* Relacionar fala e escrita, tendo em vista a
apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes
gêneros textuais.
·
Matemática
*
Resolver e elaborar problemas com significados
de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando
estratégias próprias como desenhos, decomposição numérica e palavras.
·
·
Artes
*
Vivenciar experiências educativas nas linguagens
da dança, teatro, artes visuais e musica.
Objetivo:
·
Despertar no aluno o gosto pela leitura
espontânea.
·
Ler e interpretar textos;
·
Identificar semelhanças sonoras em silabas
iniciais;
·
Localizar palavras em textos conhecidos;
·
Compreender textos lidos por outras pessoas, de
diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
· Resolver e elaborar problemas com os
significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades
utilizando estratégias próprias;
Estratégias:
·
Leitura oral do livro;
·
Dramatização da historia;
·
Formar grupos e pedir que crie uma estratégia
para ler o texto
·
Apresentar a leitura do texto para a classe
· Apresentar aos alunos alguns panfletos que
apresente as borboletas e solicitar que indiquem as conhecidas por eles. (Mostrar
as gravuras e as fotos);
·
Solicitar que traga para a classe os livros,
gravuras e as fotos que encontrar em casa.
Desenvolvimento
Construindo uma borboleta (pegar
uma folha de papel, dobrar ao meio). Desenhe sobre ela o numero três, como no
desenho ao lado: recorte o papel, mantendo o papel dobrado. Complete a
composição desenhando a cabeça e as antenas da borboleta. Criar a vegetação, o
chão e o céu.
1)Após a borboleta construída
explorar:
De que é feito;
Tamanho;
Textura;
Descrições;
Características;
2)No cartaz ou no quadro, indagar
as crianças:
*
O que já sabemos sobre as borboletas?
*
O que queremos saber sobre as borboletas?
3)Escolher um nome para a
borboleta.
4)Trabalhar a musica: As
borboletas
5)Dividir a turma em grupo
(cantar a musica)
6)Apresentar o cartaz com a
musica escrita;
7)Distribuir fichas com as
palavras das musicas;
8)Contar as palavras;
9)Identificar as palavras do inicio
e do final da musica;
10)Depois de explorar a música e
o texto informativo distribuir as atividades em grupo
*
Formar palavras com as silabas,
*
Preencher os diagramas,
*
Montar a musica separando as palavras e
reconstruindo frases;
*
Registro das palavras, separação de silabas e
construção de frases;
*
Atividade xerocada.
Avaliação:
A avaliação será através de todas
as atividades, observando atentamente cada aluno quanto ao conhecimento de:
*
Letras, silabas, palavras e frases;
*
Raciocínio lógico;
*
Leitura e escrita;
*
Organização de ideias, contar e recontar
oralmente a historia.
Recursos:
·
Livros de historia;
·
Textos;
·
Cartazes;
·
Hidrocor, lápis de cor, cola, papel metro, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário