Relembrar o meu processo de aquisição da leitura e
da escrita é reviver um momento significativo da minha infância, pois foi muito
prazeroso para mim o primeiro contato com as letras.
Fui matriculada em uma escola perto de casa e
comecei pelo ABC. Com ele aprendi as letras do alfabeto (maiúsculas e
minúsculas) e comecei a escrever meu nome e algumas outras palavrinhas. No ano
seguinte iniciei estudando a cartilha, o que hoje é a alfabetização. Aprendi a
ler e escrever, que hoje compreendo que sabia apenas decodificar e escrever os
símbolos.
Fui alfabetizada mesmo na 1ª série, com o professor
Antônio, um professor muito severo. Com ele, também “aprendi” a tabuada, o que
hoje considero decoreba. No ano seguinte já estava na 2ª série e minha
professora era Luciana, uma excelente professora, que mesmo trabalhando com
método tradicional ela respeitava a individualidade de cada aluno e buscava
conhecer a historia de vida de cada um de nós e nos orientava nem só no tocante
a conteúdos escolares, mas para a vida dentro e fora da escola.
Não tive nenhuma dificuldade com meu processo de
alfabetização e era uma das melhores alunas da turma, sempre gostei muito de
ler e de estudar.
Nos meus primeiros anos de escola ouvia muitos contos
como branca de neve e os sete anões, chapeuzinho vermelho, Maria e João e
outros. Sentia muito prazer em ouvir ler e por isso me envolvia completamente
ficando horas e horas lendo, vivenciando aquelas historias.
Lembro carinhosamente de livros que li nas
primeiras séries do ensino fundamental como Marcelo, Marmelo e Martelo, entre
outros.
Essas leituras foram tão marcantes em minha vida
que no momento consigo lembrar de passagens dessas obras lidas.
Diante do exposto comecei a perceber que quem lia
tinha a oportunidade de conhecer lugares e personagens fantásticos e diferentes.
Nessas leituras encontrei lições de vida muitas vezes inesquecíveis.
Hoje sou uma professora e tenho outro método de
ensino, mas não discordo totalmente do método tradicional. Pois foi com ele que
eu aprendi e acho que algumas coisas ainda podem ajudar bastante como, por
exemplo, iniciar com o aluno do pré o conhecimento das vogais, em seguida o
alfabeto maiúsculo, minúsculo, iniciando assim a leitura de algumas palavras
através das sílabas.
Esse é meu relato de memória sobre a minha
alfabetização. Um abraço!
Professora: Audiene Fernandes da Costa Rocha
Orientadora de Estudo : Clebiane Teixeira de
Carvalho
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