Escola
Municipal Professora Madalena Silveira Maia
Professora:
Carla Mislei Lima da Silva
Período:
11 de setembro de 2013 Série: Multisseriado
Orientadora de Estudos:
Vívian de Souza Lima Correia
Sequência
Didática
Objetivos:
·
Reconhecer
a fábula como gênero, identificar os elementos desse tipo de texto.
·
Interagir
por meio de brincadeira atividades relacionadas ao texto.
·
Refletir
sobre a moral e a ética no convívio social
·
Verificar
a escrita
Conteúdos:
·
Ditado doce do texto: A abelha
chocolateira.
Direitos de
aprendizagem
· Conhecer
e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas
entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V)
Procedimentos:
·
Primeiro li o texto A
abelha Chocolateira.
·
Conversamos sobre o
texto Qual o título do texto? O que são fábulas? Quais as características das
fábulas? Por que os personagens são animais....Quais os ensinamentos que esse
texto nos traz?
·
No quadro, escrevi a
palavra ABELHA,
falamos o nome de cada letrinha e a seguir os alunos disseram coisas que
começam com aquelas letras.
·
Fizemos fixação dos
fonemas outras palavras do texto de acordo com os sons e sílabas que véu estava
trabalhando.
·
Colei uma palavrinha em
cada pirulito. Coloquei os pirulitos sobre a mesa.
·
Comecei o ditado
solicitando que cada aluno, um por vez fosse até a mesa e pegasse um pirulito e
fizesse a leitura da palavra colado no mesmo para a turma. O professor pode
auxiliar quem estiver com dificuldades para ler, a fim de que não fique
constrangido a frente da turma.
·
Em seguida, todos
anotam a palavra lida.
·
Passa-se para outro
aluno e assim sucessivamente, até que todos tenham lido e estejam com o seu
pirulito.
·
É uma forma de tornar a
escrita de palavras prazerosa, ao invés do ditado igual e simples de todos os
dias, tornar esse momento mais agradável. Abaixo, a foto do aluno lendo a
palavrinha para a turma:
Recursos:
·
Texto: A abelha
Chocolateira de Katia Canton
Avaliação:
·
A avaliação será
contínua, observando o interesse e a participação nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário