Escola Municipal Vital da Silveira Costa
Professora: Maria Aparecida Aires Silveira
Período: 22/06/2013 Série: 2° ano
Orientadora de Estudos: Vívian de Souza Lima Correia
Sequência Didática – Ana Bela
Comilona
Iniciei a aula trabalhando com a poesia Ana Bela Comilona de
José de Nicola através de um cartaz.
Ana Bela Comilona
Ana Bela Comilona
come tudo o que vê.
Basta ligar a TV
nhac, nhac, nhac.
Era uma vez
a bolacha,
a pipoca
ou qualquer outra maçaroca.
Ana Bela Comilona
só não era muito sabichona.
Na mesa, entendia de tudo
na escola, nada de ABC.
Sua mãe pensou, pensou, pensou,
até que - Opa!
A solução estava na sopa.
Ana Bela Comilona
logo aprendeu o ABC
comendo o prato repleto
com as letrinhas do alfabeto.
Fizemos a leitura do texto explorando as
palavras e a oralidade dos alunos de forma individual. Logo em seguida fizemos
a interpretação do texto, com as seguintes perguntas:
·
O que Ana Bela Comilona gostava de fazer?
·
Qual era o lugar preferido de Ana bela Comilona?
·
O que a mãe de Ana Bela Comilona fez para ela aprender as
letras do alfabeto?
Explorei com eles que a sopa é um alimento
saudável, nutritivo e cheio de vitaminas.
Ao final saboreamos uma deliciosa sopa de
letras onde os alunos tiveram a oportunidade de formar o seu nome com as
letrinhas da sopa.
Objetivos:
·
Desenvolver a leitura e a oralidade
·
Conhecer as letras do alfabeto;
·
Nomear as letras do alfabeto;
·
Identificar as letras do seu nome no alfabeto.
Parabéns professora por sua dedicação!
ResponderExcluir